segunda-feira, 14 de abril de 2008

A disputa pela audiência, virou uma “espécie” de plágio


Record e Globo. As duas maiores emissoras da nossa atualidade brigam diariamente pela audiência. Ambas com novelas, programas e telejornais idênticos. O plágio veio da Record, que após anos tentando emplacar seus programas e novelas, desistiu e optou por imitar a emissora carioca. O pior é que deu certo. Record desbancou o SBT, e hoje ocupa o segundo lugar no ranking de audiência .
As novelas passaram a ter o mesmo formato das Globais, ambientada no Rio de Janeiro e com artistas “roubados” da emissora número 1 do Brasil. Tudo começou com “Prova de Amor” estrelada por Lavínia Vlasack, a novela obteve autos índices de audiência deixando a emissora muitas vezes em segundo lugar.
Em seguida outros grandes destaques da emissora: “Vidas Opostas” e a mais recente “Caminhos do Coração” (Quem sabe essa tenha sido uma das poucas inovações da emissora, misturou ficção, amor, mutantes, seres humanos enfim, de tão bizarra acabou sendo interessante, e conquistando até o primeiro lugar na audiência).
Mais não são só as novelas que foram plagiadas pela Record. O jornalismo tem o mesmo padrão, o mesmo cenário e até um antigo apresentador do Jornalismo da Globo. Domingo Espetacular é uma cópia do antigo Fantástico. As matérias são construídas do mesmo formato do Global. E assim a emissora cresceu tornando-se uma grande rival para Globo.
Há mesmice uma hora vai enjoar o telespectador, e daí o que será da Record?
Que não teve talento suficiente para estabelecer um padrão próprio.
Será que ela chega alcançar a tão sonhada liderança?

Nenhum comentário: